segunda-feira, 6 de junho de 2011

GAROTO INTELIGENTE

Um garoto querendo pegar um almoço mais gostoso e mais barato, matou com uma pedrada uma das galinhas do terreiro de Patativa e levou-a para mostrar ao poeta, dizendo que era uma raposa que havia matado.
Patativa, depois de examinar a galinha, reconhecendo a trama do garoto, deu-lhe para o almoço, mas fez o seguinte:

PÉ QUEBRADO

Um garoto inteligente,
Disse um dia em minha porta:
- Olhe uma galinha morta
Que eu achei!

Há pouco presenciei
Quando a raposa pegou
E logo que me avistou
Correu.

Já que isso aconteceu,
Se Patativa e Belinha
Não quiserem a galinha
Eu quero.

Respondi-lhe: eu considero
Que uma galinha assim,
Sem ser cevada é ruim
De tragar.

Querendo pode levar
Pois até me causa espanto
Em ver que você a tanto
Se atreve.

Mas antes que você leve
Este presente esquisito
Vou fazer corpo delito
Na galinha.

Não vi marcas na bichinha
Dos dentes do animal,
Mas vi um grande sinal
De pedrada.

E eu disse: meu camarada
Sua história aqui não medra
Raposa atirando pedra
Só se eu visse!

Tudo que você me disse
Fazendo grande alvoroço
Foi pra pegar um almoço
De graça.

Por esta vez você passa
Mas vou pedir-lhe uma cousa
Não brinque mais de raposa
Em meu terreiro.

PATATIVA DO ASSARÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário