segunda-feira, 5 de março de 2012

PATATIVA DO ASSARÉ 103 ANOS

O poeta Patativa do Assaré completaria hoje, 05 de março de 2012, 103 anos de idade.

A SAUDADE DO TEMPO DE CRIANÇA

Fui menino e vivi sempre a brincar
Era linda e suave a brincadeira,
Arrastando um carrinho de madeira
No pequeno terreiro do meu lar.

Quando adulto vivi a trabalhar
Aguardando uma fase prazenteira
Mas a vida cruel e passageira
Tudo quanto promete vem negar.

Vivo triste pensando no porvir
Cego e surdo sem ver e sem ouvir
A beleza da estrela do bonança.

Desta forma meu sonho foi desfeito
Tenho apenas guardada no meu peito
A saudade do tempo de criança.

Patativa do Assaré
(soneto feito de improviso)
Foto de Tiago Santana

MESTRE PATATIVA

Viveu noventa e três anos,

Foi defensor dos menores,
Tinha gestos soberanos,
Lutou por dias melhores,
Clamou justiça, igualdade,
União e liberdade,
Foi mensageiro da fé,
Teve a missão de um profeta...
Eu me refiro ao poeta
PATATIVA DO ASSARÉ.

Em nenhum momento quis

Riqueza material.
Mesmo assim viveu feliz...
Foi trabalhador rural.
A poesia lhe deu glória
E na sua trajetória
Foi aplaudido de pé!
Deixou uma obra seleta...
Eu me refiro ao poeta
PATATIVA DO ASSARÉ.

Hélio Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário