sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O PELO SINAL DO PROFESSOR

Nas classes que eu leciono
Tem gente que me detesta,
Mas eu conheço quem presta
PELO SINAL.

Porém não desejo o mal
A quem me causa desprezo.
Prefiro sofrer o peso
DA SANTA CRUZ.

Nós somos como Jesus:
Sofremos a vida inteira...
Mas de perder a cadeira
LIVRAI-NOS DEUS.

Com os vencimentos meus
Faço a feira resumida,
Porque o custo de vida,
NOSSO SENHOR!

A gente gasta um horror
No dia do pagamento...
Mas não dá nem pro sustento
DOS NOSSOS...

Alisa pagando troços
Nas casas dos vendedores,
Pra não ficar com credores
INIMIGOS.

Hoje não há mais castigos...
Por isso o aluno enrola,
E só freqüenta a escola
EM NOME DO PAI...

E quando o garoto sai
Com tarefas pra fazer,
Tem pai que faz o dever
DO FILHO.

E assim nesse trocadilho
Todo mês a nota sobra,
E o mestre pensa que é obra
DO ESPÍRITO SANTO...

Eles me enrolam, no entanto
A culpa é do trapaceiro.
Eu recebendo o dinheiro:
AMÉM!

Dedé Monteiro
Tabira, 1971

Do livro: Retalhos do Pajeú

Nenhum comentário:

Postar um comentário