terça-feira, 11 de outubro de 2011

AUTÓGRAFOS RIMADOS

POETA HÉLIO:

O que o poeta produz
Tem que ser levado à praça,
Porque se ele tiver medo
De censura ou de ameaça,
O povo não vai saber
Se a produção teve graça.

Por isso, caro colega,
Não desanime um momento.
Publique o que produzir,
Não importa o sofrimento,
Importa que o mundo saiba
Que Santa Cruz tem talento.

Dedé Monteiro
Tabira/PE, 26/12/2001
do livro MAIS UM BAÚ DE RETALHOS


POETA HÉLIO:

Com meu 3º Baú,
Minha amizade lhe brinda.
Tem nome de “Fim de Feira”,
Mas, mesmo de Feira finda,
Não tô no fim da carreira,
Pois tô certo que a chuteira
Não foi pendurada ainda...

Dedé Monteiro
Tabira/PE, 06/02/2007
do livro FIM DE FEIRA


POETA HÉLIO,

Votos de Ano Novo
Feliz e bacana,
Pra ti e teu povo,
Até Giovanna!

Dedé Monteiro
Tabira/PE, 03/01/2011
do livro MEU QUARTO BAÚ DE RIMAS


POETA HÉLIO,

Ao menos em pensamento,
Peço que forge um “teatro”
E volte a “oitenta e quatro”,
O ano do lançamento...
Voltando, pense um momento
Num rapaz pele morena,
Trunfa preta, voz serena,
Que lhe diria, sorrindo:
“Obrigado por ter vindo
À minha festa pequena!”

Dedé Monteiro
Tabira/PE, 1984-2011
do livro RETALHOS DO PAJEÚ


Caro poeta Hélio Leite,
Obrigado pelo medo...
Se não tivesses guardado
Tanto poema em segredo,
Acho que meu 5º livro
Não sairia tão cedo...

Dedé Monteiro
Tabira/PE, 10/09/2011
do livro OUTROS RETALHOS

Obs. O medo (surpresa) que Dedé se refere foi o fato de eu ter organizado esse livro dele (Outros Retalhos)com poemas inéditos sem que ele soubesse e quando o mesmo estava pronto foi que eu lhe mostrei.


QUERIDO POETA HÉLIO,

Já que Gonga Monteiro não está
Para te autografar devidamente,
Outro dia ele te autografará
Num espaço da folha aí da frente...

Gonga faz voltar a graça
De qualquer alma “pionga”.
Espero que leias todo,
Quer descalço quer de conga,
E dês diversas risadas
Com as lorotas de GONGA...

Dedé Monteiro
Tabira/PE, 28/03/2011
do livro VIDA & VERSOS do seu irmão Gonga Monteiro


AMIGO E POETA HÉLIO:

Veja que poeta estranho...
Nunca vi tão grande assim.
Em competência e tamanho
Dá uns quarenta de mim.

Dedé Monteiro
Tabira/PE, 17/06/2004
do livro AS CURVAS DO MEU CAMINHO
de autoria de Manoel Filó


POETA HÉLIO,

Tenho visto, pouco a pouco,
O que me vem alegrar,
Que, pelo que tem escrito
E que é capaz de criar,
Em vez de “GOTEJAR RIMAS”,
Você pode é “TROVEJAR”...

Dedé Monteiro
Tabira/PE, 30/07/2005
do livro GOTEJAR DE RIMAS
de autoria de Pedro Paulo da Silva


POETA HÉLIO LEITE:

Sua inspiração é tanta
Que chega o verso encaixa
Ficando a “Cruz” mais “Santa”
Deixando mais “Verde” a “Baixa”.

Genildo Santana
(referindo-se à Santa Cruz da Baixa Verde, minha cidade)
do livro PROFECIA
Tabira/PE, maio de 2007


Ao poeta Hélio Leite
Vate que a gente admira,
Espero que se deleite
Com as rimas de Tabira.

Genildo Santana
Tabira/PE, 02/01/2010
do livro UNS SONETOS E OUTROS VERSOS


Meu “Hereditariedade”,
Poeta Hélio Francisco,
Fala de seca e corisco,
Na paixão e na saudade...
Fala na minha vontade
De voltar pro meu torrão...
Ao pegá-lo em sua mão,
Terás, mesmo no sudeste,
Um pedaço do nordeste
Refletindo o seu sertão!

Vinícius Gregório
Recife/PE, 10/11/2008
do livro HEREDITARIEDADE


Pra Hélio Francisco Leite,
Um nordestino – paulista
Para ler, em São Bernardo
Onde fez sua conquista
Sofrendo que só a peste:
Livro feito no Nordeste
Sobre Lourival Batista.

Ivo Mascena Veras
Recife/PE, 10/05/2006
do livro LOURIVAL BATISTA PATRIOTA


Oh Hélio Francisco Leite,
Por onde você sumiu
Entre nós a sua falta
Que tanto repercutiu
Pra não lhe perder de vista
Vai o maior repentista
Que o Brasil produziu.

Ivo Mascena Veras
Tabira/PE, 03/11/2008
do livro PINTO VELHO DO MONTEIRO – O Maior Repentista do Século


CARO HÉLIO FRANCISCO LEITE,

Vai uma brisa macia
Aqui do meu Paraíso
Fruto de métrica, de rima
Dum poeta de juízo
Que aqui reinou sozinho
Chamado Antônio Marinho
Nosso Rei do Improviso.

Ivo Mascena Veras
Tabira/PE, 03/11/2008
do livro ANTÔNIO MARINHO DO NASCIMENTO
 – O Precursor dos Repentistas de São José do Egito


Ao meu amigo Hélio Leite,
Que é poeta de atitude,
Ofereço este livrinho,
E peço: “você não mude!”
Obrigado. Saiba que
Não fiz mais porque não pude.

Moreira de Acopiara
Diadema/SP, julho de 2010
do livro ATITUDES QUE CONSTROEM


A Hélio Francisco Leite
Um livro de cabeceira,
Pra leitura a vida inteira;
Cada poema aproveite
A lição e se deleite,
Encha a alma de alegria,
Recordando a sertania,
A tradição, a cultura,
Bebendo na fonte pura
DAS ÁGUAS DA POESIA.

José de Souza Dantas
João Pessoa/PB, 12/09/05
do livro NAS ÁGUAS DA POESIA


A Hélio Francisco Leite
Pra viajar no sertão,
Revivendo as lembranças
Da sublime região,
Lendo os versos de poetas
Formados com emoção.

José de Souza Dantas
João Pessoa/PB, 12/09/05
do livro VERSOS ITINERANTES – Melhores Momentos de Festivais de Poetas E Repentistas do Ano 2000


Ao poeta Hélio Francisco
Nordestino de valor,
Que lê, estuda, aprecia
Os versos de cantador,
Feitos com inspiração
Sob a luz do criador.

José de Souza Dantas
João Pessoa/PB, 12/09/05
do livro PINTO DO MONTEIRO – O Bardo do Cariri
de autoria de Irani Medeiros

Para o Hélio tão querido
O meu verso colorido.

César Obeid
São Paulo, agosto de 2008
do livro - MINHAS RIMAS DE CORDEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário